sexta-feira, 18 de julho de 2025

fotossíntese

no front ninguém questiona quem alimenta
na trincheira parece até que os fortes se fazem com o sol
que o prato se enche sozinho,
que o parto foi corriqueiro,
que o tempero veio de deus,
que o que nasceu já até existia.
ninguém pergunta
quem é que fortalece aqueles que crescem. 

terça-feira, 8 de julho de 2025

amargolar

 )descoberta)
Desde que eu resolvi sair de casa nunca mais pude voltar.
nunca mais vi casa, não havia mais lar ou qualquer construção que fosse parecida.
eu vivia com a sensação a me angustiar de que em algum momento ficaria tudo bem.
como se eu precisasse voltar pra casa um dia, tal qual o filho que a casa torna.
e deveria ser assim, então, que eu voltaria a me alimentar bem, eu teria meu quarto, largaria o cigarro, ganharia colo, cheiro de lençol limpo. Seria acolhida e todos enfim me entenderiam.
(exilada)

Existia, ou ainda existe, aquela sensação de que ainda estou me aventurando mas se eu quiser voltar, eu posso. 

(nunca(

nunca pude

nunca fui vista

reparada

notada 

nunca sentiram minha falta

nunca houve lar)

mas houve lar.

(escondida)

e eu já quis voltar.

e não havia aonde ir, não tinha nada mais lá.

 não havia mais quarto, não havia mais casa ou já não era mais minha e talvez em algum momento ela tenha sido sim. 

Tantos anos despatriotada de meu lar que ainda assim, quando eu estou aqui na minha casa, a que eu construí sozinha, depois de tantas cordas mal amarradas no pescoço a me pendurar por ai…

 _ - tenho a sensação de ouvir o meu pai chegar, de que alguém vai abrir a porta, alguém vai chamar meu nome, minha mãe vai gritar o almoço, vou até sentir o cheiro que ela tinha, o abraço apertado do meu pai enorme, a minha vó me falando pra escolher uma toalha pra me dar de presente, meu avô espantando os mosquitos com uma camisa enquanto vê o jornal, meu tio pedindo passagem pra limpar o chão e o meu irmão, bem, o meu irmão eu nunca entendi. 

e pronto! Sensação de que Vai ficar tudo bem! 

E aí esse vazio me assola e me esmaga e que me faz me perguntar, cadê todo mundo? 

e como pode um lar se esfarelar sem deixar nenhum rastros assim? 

e o vazio não tem preenchimento.